quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Anjo das pernas Tortas

Manuel dos Santos, ou se preferir Mané Garrincha.  Nasceu em Magé, cidadezinha do Rio de Janeiro, 12 de Outubro de 1933. Primeiramente teria iniciado sua carreira de futebolista no clube de Serrano, mais tarde fizera um teste pelo Botafogo RJ, onde se tornou ídolo e referenciado pelo que fez no clube .- Mané era um génio, nascido com as pernas tortas, e inicialmente não poderia se quer andar, quem dera correr e driblar com tanta perfeição . Garrincha, era a Arte, no mais simples e verdadeiro significado da palavra . A arte sem compromisso, sem restrições nem mesmo consequências, somente com o sorriso no rosto . Um ser que tratará o futebol não como uma profissão, mais como uma brincadeira, Mané se divertia, com um brinquedo que á chamava de Bola, e nos fazia alegrar com suas canetas de baixo das pernas dos adversários .
Em 1962, na copa do mundo do Chile, o Brasil viu dali surgi um génio, que fazia do seu futebol sua alegria. Diz a História que a partir dali, o Brasil se tornou verdadeiramente o pais do futebol Arte, do futebol bonito, antes mesmo de Pele, que alias com Garrincha, juntos em campo, a seleção brasileira nunca perderá sequer um jogo .
Em justiça da irresponsabilidade, assim como em campo, mas também fora dele ... Garrincha era um dependente quimíco, e o álcool acabou encerando a vida daquele que não vi jogar, mais à vejo em meus pensamentos do Futebol ,  como se estivesse vivo até hoje . Falecido em 20 de Janeiro de 1983 aos 49 anos de idade .

'' - Garrincha foi o maior exemplo de espontaneidade que conheci num campo de Futebol. A memória  dirá que ele foi a sublimação do drible. É um reconhecimento, sem dúvida, mas, certamente, Incompleto. ''
 Garrincha foi muito mais do que um driblador   Irresistível ''.
Armando  Nogueira

texto do Japa .

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Paixão por um Clube Europeu

Hoje irei falar um pouco sobre o Arsenal Football Club e minha relação de paixão por esse clube de Londres . Comecei a torce por um clube Europeu em 2004, e de lá pra cá já são quase 7 anos de admiração e carinho pelos Gannners (apelido do Arsenal) e sinto que a cada ano que passa esse sentimento cresce e se fortalece, mesmo em tempos não tão bons assim .
Bom, como já falei, comecei a torcer pelo Arsenal em 2004, e isso não foi á toa, teve um fato em especial para que isso se ocorresse ...
Na temporada 03-04 os Gunners ganharam o campeonato Inglês Invicto, Ou seja, passaram 38 partidas da Premier League sem perder um jogo sequer , no que gerou o apelido de Invincible Arsenal (os Invensíveis) Aquela equipe foi uns dos melhores Times que já tive oportunidade de acompanhar ... toques rápidos, contra-ataques Fatais e jogadores Especiais com: Thierry Hanrry, uns dos maiores ídolos dos gunners e maior artilheiro do Clube com 226 gols, Patrick Vieira, Sol Campbell, Robert Pires, Dennis Bergkamp, os brasileiros Edú e Gilberto Silva, entre outros .
Desde lá passei a acompanhar todos os jogos e a verdadeiramente torcer pelo Clube, que depois disso venceu apenas uma Copa da Inglaterra em 2005, desde lá são quase 6 anos sem títulos ... porém minha admiração pelo Futebol bonito e jovem do Arsenal nunca se apagou, pelo contrário .
Fundado em 1886, com 13 títulos Ingleses, atrás apenas de Manchester Utd e Liverpool (Uns dos seus maiores rivais)  com 18 conquistas cada, 10 Copas da Inglaterra e 2 Copas da Liga são os principais títulos do Arsenal . 
Mesmo assim ainda falta um troféu para que essa galeria se torne completa, que é a UEFA Chanpions League ... em 2006 fomos a final, porém não passamos pelo Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, no Estade de France .  A esperança é que nesse ano isso possa mudar, para que isso aconteça, temos que passar pelo mesmo Barça, agora de Messi, já nas Oitavas de Final da competição .

Em falar em Estádio, o Emirades Stadion, umas das mais modernas arenas do Mundo, com capacidade para quase 60 mil pessoas, hoje é a nossa casa, mas só foi fundada em 2006, anteriormente a isso, jogávamos no Lendário Highbury, local de grandes lembranças e inúmeras conquistas . 
Esse foi um pouco da minha relação com esse Clube Inglês Fântastico .

texto do Japa .   

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Armando Nogueira

Hoje irei falar sobre meu maior ídolo no jornalismo,
Armando Nogueira .
Foi um escritor, cronista e uns dos maiores jornalistas que o mundo já viu. Nascido no Acre, mas desde os 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito, porém seu amor maior sempre foi o jornalismo . Armando passou por diversos jornais e foi pioneiro na televisão brasileira, contratado pela Rede Globo de Televisão em 1966, criador do ''Jornal Nacional '' uns dos mais famosos e respeitados Telejornais da TV brasileira e também fundador do''Globo Reporte''. Em 25 anos de Rede Globo, o Jornalismo  ganhou credibilidade e competência através de suas mãos. Porém sua paixão sempre foi o esporte,  Botafoguense alucinado, Armando teve diversas colunas em jornais, participou de programas esportivos, e foi comentarista na rádio Bandeirantes . Escritor de 10 livros, todos relacionados ao esporte, seus textos e suas crónicas sempre me emocionam e cada vez mais me transformam em um grande admirador de sua obra. Armando tinha um geito único de escrever, expressava seu amor pelo futebol em forma de poesia, e o modo em que relatava suas crónicas, eram motivo de inspiração e admiração para diversos jornalistas .
Armando Nogueira morreu em 29 de Março de 2010 aos 83 anos, devido a um câncer no cérebro .   

texto do Japa .

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A hora do Adeus

''-Eu perdi para o meu corpo'' foram essas as palavras usadas por Ronaldo em sua última coletiva como jogador profissional . Bom e talvés esse seja mesmo o verdadeiro motivo de sua aposentadoria, além da falta de paciência, Ronaldo foi derrotado pelas contusões e pelo seu peso, porém isso não faz com que se apague tudo que conquistou,
e mesmo no corinthians onde foi campeão, onde acredito que tenha sido muito proveitoso ao clube, tanto finânceiramente quanto em campo em seu primeiro ano .
Uns dos 10 maiores jogadores de todos os tempos me emocionou e não só a mim, mais também á todos aqueles que amam o futebol .
Ronaldo foi Gênio
Ronaldo foi Mágico
Ronaldo foi Espetáculo
Ronaldo foi e sempre será Fenômenal .

texto do Japa .  

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MARADONA

Texto escrito em 2010 em lembrança
ao aniversário de Maradona .


Hoje 30 de Outubro de 2010, Diego Armando Maradona completa 50 anos de idade. Tenho 16 anos, e em 1994 quando eu nascia, Maradona já fazia história na Copa do Mundo dos EUA, não só pelos seus lances e dribles, mas também pelo seu envolvimento com drogas, com que fez que deixasse aquela copa mais cedo, pego pelo antidoping . Ou seja, não tive a oportunidade de acompanhar a melhor face de Maradona, e com consequência me lembro muito pouco de seu futebol ao vivo, porém me considero um grande apreciador de sua história no futebol .Maradona nasceu em Lanús Argentina, e foi revelado pelo Argentinos Juniors, logo depois se destacou pelo Boca, onde é consagrado e considerado como um Deus pelos torcedores.
''El Diez'' como foi apelidado, referenciando sua camisa consagrada, a 10, disputou 4 Copas do Mundo, sendo a que mais marcou a memoria dos argentinos foi a de 86, disputada no México, onde Maradona, foi o destaque, levando a Argentina a ser bi-campeã Mundial.Neste mesmo Mundialito, ficou marcado o jogo nas quartas de finais contra a Inglaterra, quando Maradona marcou duas vezes, em um dos gols ele driblou quase que todo o time da Inglaterra até marcar ... E no outro ele simplesmente fez uns dos lances mais antagónicos de todas as Copas ...  A chamada ''la mano de Dios'', empurando a bola com a mão . Maradona também teve éxito no Barcelona, e junto com o brasileiro Careca, transformaram o Napoli na época, em uma das grandes potências do Futebol Italiano .Ou seja Don Diego já esta marcado na História, e sempre vai ser lembrado pelo que fez em campo, como um dos grandes génios que o futebol nos apresentou . Parabéns Maradona, por ser um dos Maiores jogadores de todos os tempos .

texto do Japa .