Manuel dos Santos, ou se preferir Mané Garrincha. Nasceu em Magé, cidadezinha do Rio de Janeiro, 12 de Outubro de 1933. Primeiramente teria iniciado sua carreira de futebolista no clube de Serrano, mais tarde fizera um teste pelo Botafogo RJ, onde se tornou ídolo e referenciado pelo que fez no clube .- Mané era um génio, nascido com as pernas tortas, e inicialmente não poderia se quer andar, quem dera correr e driblar com tanta perfeição . Garrincha, era a Arte, no mais simples e verdadeiro significado da palavra . A arte sem compromisso, sem restrições nem mesmo consequências, somente com o sorriso no rosto . Um ser que tratará o futebol não como uma profissão, mais como uma brincadeira, Mané se divertia, com um brinquedo que á chamava de Bola, e nos fazia alegrar com suas canetas de baixo das pernas dos adversários .
Em 1962, na copa do mundo do Chile, o Brasil viu dali surgi um génio, que fazia do seu futebol sua alegria. Diz a História que a partir dali, o Brasil se tornou verdadeiramente o pais do futebol Arte, do futebol bonito, antes mesmo de Pele, que alias com Garrincha, juntos em campo, a seleção brasileira nunca perderá sequer um jogo .
Em justiça da irresponsabilidade, assim como em campo, mas também fora dele ... Garrincha era um dependente quimíco, e o álcool acabou encerando a vida daquele que não vi jogar, mais à vejo em meus pensamentos do Futebol , como se estivesse vivo até hoje . Falecido em 20 de Janeiro de 1983 aos 49 anos de idade .
'' - Garrincha foi o maior exemplo de espontaneidade que conheci num campo de Futebol. A memória dirá que ele foi a sublimação do drible. É um reconhecimento, sem dúvida, mas, certamente, Incompleto. ''
Garrincha foi muito mais do que um driblador Irresistível ''.
Armando Nogueira
texto do Japa .
Armando Nogueira
texto do Japa .
Nenhum comentário:
Postar um comentário